• R. Adelaide Zangrande, 141
  • Jardinópolis, SP - Brasil

Vigilância Ambiental realiza rondas noturnas para captura do escorpião amarelo

A Secretaria de Saúde de Navegantes vem intensificando os cuidados com o escorpião amarelo. No final do último mês, foram adquiridas duas lanternas ultravioletas, para facilitar a localização e posterior captura do escorpião amarelo no período noturno. Desde então, rondas diurnas e noturnas têm sido realizadas pela equipe da Vigilância Ambiental.

Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental, Eduardo Leal Neto, a equipe tem realizado rondas de reconhecimento do ambiente durante o dia e retorna para fazer a captura durante a noite, depois das 20 horas, que é o horário em que os escorpiões amarelos saem do esconderijo para se alimentar. Com a lanterna UV, os escorpiões ficam luminosos e, por isso, fica mais fácil de localiza-los.

Ele alerta que ao encontrar escorpião no quintal de casa, a recomendação é procurar a Vigilância Ambiental, de segunda a sexta-feira, no telefone 3185-2371. No caso de picada, a pessoa deve imediatamente procurar o Hospital de Navegantes, para receber o soro antiescorpiônico. A melhor maneira de prevenção é manter o ambiente de casa limpo, sem entulhos e lixos no quintal, ficando atento a muros sem reboco, madeiras empilhadas, ralos, locais escuros e úmidos.

Fonte: Prefeitura de Navegantes SC