• R. Adelaide Zangrande, 141
  • Jardinópolis, SP - Brasil

Araçatuba tem quase 800 casos de acidentes com escorpião

O último levantamento da VE (Vigilância Epidemiológica) de Araçatuba, divulgado nesta sexta-feira (25), revelou que a cidade já possui 790 casos de acidentes com escorpião no ano.

O levantamento anterior, publicado no dia 11 de outubro, registrava 767 casos, aumentando 23 incidentes em apenas duas semanas. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que em caso de acidentes, é necessário procurar atendimento médico com a máxima urgência. Quando ocorrer acidentes não amarrar ou fazer torniquete. Não se deve aplicar nenhum tipo de substâncias sobre o local da picada (álcool, querosene, fumo, ervas, urina) e nem fazer curativos que fechem o local, pois podem favorecer a ocorrência de infecções.

A VE também realizou nova atualização sobre situação da dengue na cidade. Segundo os dados, Araçatuba registra 7.807 casos positivos de janeiro até agora. Em outubro, foram 9 ocorrências da doença.

Segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), por meio do Liraa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), índice que busca mapear os criadouros do mosquito transmissor em diferentes regiões do município, os resultados do trabalho referente a outubro são positivos. O número de imóveis com recipientes diminuiu, porém, o índice de recipientes com larva se manteve. Foi possível constatar que, nos locais que foram setorizados, o índice de larvas encontrado foi muito menor, mostrando que a nova diretriz de trabalho, a qual a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo, está trazendo melhores resultados.

Fonte: www.pragaseeventos.com.br